- Área: 220 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Luis Gordoa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construímos este pavilhão em Cuautla, no mais prestigiado viveiro de Morelos.
Trata-se de um espaço para mostrar as flores que estão à venda e abrigar os sanitários para os visitantes; uma sombra para descansar depois das longas viagens que percorrem os transportadores para comercializar estas plantas ornamentais.
Fizemos esta construção de aproximadamente 200 m² com a intenção de que o jardim tivesse um percurso pelo qual fosse possível ver diferentes tipos de flores antes de comprá-las e ao mesmo tempo fosse possível desfrutar das vistas que o contexto oferece. A fazenda Calderón a alguns metros, um aqueduto no pé da serra de Tepozteco e de Tlayacapana, assim como o vulcão Popocatepetl, podem ser apreciados desde o mirante piramidal no jardim superior.
Decidimos fazer uma estrutura de concreto que envelheça junto com o jardim. Por um lado, a arquitetura nas instalações de Floraplant são leves e de estruturas galvanizadas cobertas; nós decidimos contrastar com uma construção pesada que eventualmente pareça uma ruína no terreno.
Separamos a função de produção das plantas com o desfrute delas num contexto mais decorativo, de modo que decidimos esconder nossa estrutura atrás de uma parede de vidro com imagens de flores.
Também construímos um pequeno módulo de escritórios, com uma estrutura de concreto que dado o orçamento deixamos aparente em todas suas partes. No térreo temos um refeitório e apenas quatro colunas formam a estrutura, que é protegida do sol por uma marquise perimetral.